Em uma empresa, a logística de distribuição é um dos principais setores. Esse setor garante que as mercadorias cheguem aos destinos finais com máxima segurança e no prazo estabelecido, ela também diminui gastos através de estratégias específicas.
Uma pergunta muito comum, que pode vir à mente quando falamos de um setor tão importante, é: Quais as principais etapas da logística de distribuição?
Nós vamos tentar explicar cada uma dessas etapas:
1) Gestão de transporte
A gestão de transporte é a etapa em que se faz a análise dos custos e qual a forma mais rápida de transportar a mercadoria. A partir disso, calculam-se as tarifas de frete cobradas dos clientes, levando-se em consideração a região de entrega, o fluxo de vendas e lucratividade.
Essa etapa é a base de toda e qualquer tomada de decisão quando o assunto é movimentação de cargas.
2) Checagem de cargas
A conferência de cargas é a etapa em que é conferida a quantidade, tipo e condições das embalagens nas cargas.
Caso os itens não passem pela checagem, pode haver descontentamento e devolução de compras por parte dos clientes, o que causa prejuízo ao distribuidor e ao varejista.
Códigos de barras e rastreamento dos produtos podem ser ferramentas importantes para aumentar a qualidade na entrega, segurança e resultados.
3) Controle de fretes
O controle de fretes é o processo em que se verifica a eficiência de atividades, como a expedição dos produtos e a execução da frota.
Além disso, é nessa etapa que é conferido se o dimensionamento da carga está de acordo com o veículo e se o tipo de transporte escolhido foi uma decisão realmente assertiva.
4) Análise de indicadores de desempenho
Esta é a atividade que identifica gargalos nos processos. Os chamados KPIs medem o nível de produtividade, prevenindo e minimizando prejuízos.
Temos com indicadores o tempo de trânsito, devoluções, exatidão nas notas de transporte, pontualidade na entrega. Esses números devem refletir a estratégia e meta estabelecidas na etapa de planejamento.
5) Roteirização de entregas
A roteirização de entregas é uma outra etapa da logística de distribuição essencial para que sua empresa alcance bons resultados.
O trajeto influencia diretamente na eficácia da distribuição. Por isso, o investimento em instrumentos tecnológicos, geográficos e de navegação para a roteirização das entregas é vital. Com esses investimentos é possível identificar as melhores opções de trajetos e auxiliar a empresa no atendimento de mais clientes em menos tempo, minimizando custos sem comprometer a qualidade.
Nós, do Grupo Rodoxisto, atuamos com o agenciamento e segurança no transporte de cargas, e como operador logístico para ajudar seus processos.
Fale com a gente e descubra como podemos tornar melhor a vida da sua empresa.