COM PLANO NACIONAL DE LOGÍSTICA, A PROJEÇÃO É DE EFICIÊNCIA EM PROJETOS DE INFRAESTRUTURA NO PAÍS
Durante o webinário promovido no dia 20/04 pela Secretaria de Fomento, Planejamento e parcerias do MInfra e pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL), foi apresentada a elaboração do Plano Nacional de Logística (PNL) 2035, possibilitando uma nova projeção para os profissionais do segmento.
Vale ressaltar que é a partir desse documento que é possível estabelecer uma política de infraestrutura no país e assim aumentar a eficiência dos projetos de infraestrutura elaborados no país.
Desenvolvido através de um diagnóstico técnico sobre a matriz de transportes brasileira e suas principais demandas e visto como referencial, o PNL possibilita a identificação de necessidades, oportunidades e futuras ofertas de capacidade dos subsistemas de transporte.
Segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o PNL é uma ferramenta muito importante para a elaboração do Orçamento da União e do programa de infraestrutura nacional.
É importante destacarmos que as projeções feitas não se limitam ao transporte terrestre, durante o webinário, o diretor-presidente da EPL, Arthur Lima, ressaltou que os cenários apresentados no PNL são base para construção dos Planos Setoriais, sendo divididos nos segmentos de transporte portuário, aquaviário, aeroviário e o transporte terrestre.
Como exemplo dos pontos observados no Plano Nacional de Logística, está a percepção do aumento da participação do modo ferroviário na matriz de transporte, de aproximadamente 21% para quase 33% em termos de TKU, em 2035.
Esse aumento se dará por conta dos projetos de concessão da Fiol 1 e 2 e a Ferrogrão e, se considerar a conclusão da Fiol 3, esse aumento poderá chegar a 36%.
Ao pensarmos em todos os segmentos de logística inclusos nessas projeções, o cenário é propício para crescimento e desenvolvimento.
Você sabia que é possível participar da discussão sobre o plano nacional? Acesse a página do PNL pela plataforma Participa + Brasil, do Governo Federal.
Fique por dentro das notícias aqui no nosso Blog
Nos acompanhe nas nossas redes sociais Instagram e Facebook.