FRUTAS BRASILEIRAS APRESENTAM CRESCIMENTO NO MERCADO EXTERNO
Segundo o boletim Prohort, em avaliação na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a frutas brasileiras vêm apresentando maior destaque no mercado internacional, sendo que tiveram um crescimento em 21,39% de janeiro a abril deste ano, quando comparado com o mesmo período no ano interior e, em faturamento, apresentou o aumento de 23,22%. Segundo a Conab, a Europa aparece como o principal destino das frutas exportadas.
Dentre as frutas que têm ganhado destaque no mercado internacional, a maçã e a melancia são as que apresentam maior interesse, sendo que, no primeiro quadrimestre, foram exportadas quase 60 mil toneladas de maçã e a melancia ficou próximo de 28,35 mil toneladas, sendo 24,61% a mais quando comparado ao ano anterior.
O motivo para o aumento da exportação das frutas brasileiras é explicado pela valorização do dólar, qualidades das frutas, menor produção das frutas nas regiões que têm interesse e uma demanda interna mais fraca. Segundo a Conab, “a venda a outros países tem se tornado uma boa opção para médios e grandes produtores manterem a rentabilidade, diante da situação de uma boa safra e menor demanda no mercado interno”.
Com o intuito de avaliar os preços de mercado de frutas e hortaliças, o boletim Prohort busca avaliar os preços do mercado de frutas e hortaliças no atacado, tendo como base as principais centrais de abastecimento do país. A Conab informou um aumento no valor da melancia, enquanto no caso da maçã a causa do movimento é a intensificação da colheita da variedade fuji. Com a oferta menor da melancia, a oferta acabou por influenciar nas cotações.
Com relação às hortaliças, entre aquelas que passaram por análise da Companhia Nacional de Abastecimento, o tomate apresentou um aumento relevante no mercado atacadista, devido ao fim da safra de verão, que ocasionou menores quantidades disponíveis, movimentando os preços, com variações acima de 10%, enquanto a batata apresentou baixa no mês de abril, no entanto, a expectativa é de pressão de alta.
Fique por dentro das notícias aqui no nosso Blog
Nos acompanhe nas nossas redes sociais Instagram e Facebook.